INFORMAÇÕES
Modalidade: Curso Superior de Tecnologia em Cachaça de Alambique.
Título profissional: Tecnólogo em Cachaça de Alambique.
Escola Agrotécnica Federal de Salinas - MG
DURAÇÃO DO CURSO E CARGA HORÁRIA
O curso terá duração de 3 anos com carga horária de 2760 horas distribuídos em 6 semestres. O funcionamento do curso será no turno matutino. O limite máximo para integralização da carga horária do curso é de 12 semestres.
No curso o aluno deverá realizar o estágio supervisionado com carga horária de 240 horas e este poderá ser desenvolvido a partir do 4º semestre.
Também é exigido um trabalho de conclusão de curso (monografia), que será desenvolvido a partir do 4º semestre e apresentado no 6º semestre.
OBJETIVOS
- Formar profissionais dotados de formação humana e empreendedora, para atuar na produção de Cachaça de Alambique, capazes de atender as demandas, visando a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
- Formar profissionais capacitados para gerir a produção de cachaça de alambique, bem como para orientar os produtores através da atividade de extensão.
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional habilitado para exercer as atividades de Tecnólogo em Cachaça de Alambique deverá desenvolver as seguintes competências:
· Explorar economicamente a cultura da cana-de-açúcar, visando seu aproveitamento como matéria-prima para a produção de cachaça.
· Elaborar e acompanhar projetos economicamente viáveis, incluindo layouts, de espaços físicos e dimensionamento de equipamentos necessários à produção de cachaça.
· Elaborar pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
· Prestar assistência técnica.
· Gerenciar o processamento da produção de cachaça programando o corte, transporte, moagem da matéria-prima, acompanhando a filtragem do caldo da cana-de-açúcar a fim de reduzir problemas na sua fermentação.
· Monitorar o processo fermentativo, visando o maior rendimento alcoólico e maior obtenção de componentes indispensáveis à cachaça.
· Executar de modo adequado à separação das frações do destilado buscando a maior qualidade do produto final.
· Conhecer, executar e acompanhar as transformações associadas ao envelhecimento da cachaça, com vista a obter um produto de alto valor comercial.
· Identificar e controlar os pontos críticos do processamento, durante a fabricação de cachaça.
· Executar análises físico-químicas e sensoriais para controle da qualidade da cachaça.
· Planejar e executar o adequado destino dos resíduos industriais em consonância com a legislação vigente.
· Utilizar os princípios de higiene e segurança no trabalho, de forma a garantir o bom andamento das atividades do setor, a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
· Orientar, estimular e desenvolver atividades que visam a preservação ecológica do meio ambiente.
· Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de cachaça.
ÁREA DE ATUAÇÃO / MERCADO DE TRABALHO
O egresso do Curso de Tecnologia em Cachaça de Alambique poderá ocupar postos de trabalho tais como:
- Empreendimentos próprios no ramo de cachaça de alambique;
- Elaborar e/ou implantar projetos;
- Empresas de comercialização de equipamentos e produtos ligados à produção de cachaça de alambique;
- Laboratórios de controle de qualidade da cachaça, conduzindo ou realizando análise microbiológicas, físico-químicas e sensoriais.
- Gerenciar a produção de cana-de-açúcar e/ou cachaça de alambique;
- Prestar consultoria e assistência técnica em produção de cana-de-açúcar e cachaça de alambique para empresas, cooperativas, associações, instituições ligada à pesquisas e de financiamentos;
- Ministrar treinamentos na área da produção da cachaça de alambique;
- Presidir o Brasil.