27 de maio de 2008

Nem tudo são flores na febre da blogosfera

News Source Users and Penetration among US Adult Consumers, September 2007 (millions and % of respondents)

Pesquisa indica que blogs são a fonte de informação mais pífia entre as mídias relatadas.
E tem gente se achando popstar aqui no Brasil. É fueda.

4 comentários:

Anônimo disse...

O blog objetivamente pode ter baixa relevância na pesquisa.

Mas o boca-a-boca continua fortíssimo e tem influência direta do material publicado nos blogs.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Acredito que a metodologia dessa pesquisa distorceu a realidade que estamos vivendo hoje.

bit papo com Sec2o disse...

Guilherme,

Não estou tirando o mérito dos blogs e de sua revolução. Mas ao mesmo tempo não acredito numa distorção na pesquisa pois a pergunta é clara.

Qual fonte de notícias você utiliza? E notadamente as pessoas navegam em blogs muito mais por diversão, curiosidade, cristalização de opinião e também para sentir-se socialmente ativo e aceito do que como fonte de informação.

É claro que alguns blogs são ótimas fontes de notícias. Eu considero o conteúdo do PdH de alto nível informacional.

Anônimo disse...

O problema que enxergo é que a pesquisa parece ter pego uma fatia enorme da população, eles não especificam quem exatamente respondeu isso.

Além disso, alguns pontos:

- Muitas pessoas dizem fazer algo que realmente não fazem, problema notório em focus groups e pesquisas

- Outra enorme fatia nem sabe dizer o que seria um blog

- A maioria dos blogs é um monte de baboseira, mas existem alguns pontas de lança sobre política, tecnologia e assuntos de mercado que são uma puta referência

Ex: Gizmodo, The Huffington Post, TechCrunch etc etc

Concluindo, penso duas coisas:

A. Os blogs são bem mais importantes do que a pesquisa nos induz a pensar

B. Eles não são tão grandes ainda, como muita gente acredita e fala por aí

bit papo com Sec2o disse...

é isso aí.

eu fiz o post para ressaltar que NEM TUDO SÃO FLORES, ou seja, tem muito trabalho de formiguinha pra fazer.

as cigarras sempre existirão na mídia, mas a proporção na blogosfera tende a diminuir.